InícioAtualidadeSérgio Gonçalves acusa Governo Regional de deixar o setor das pescas a...

Sérgio Gonçalves acusa Governo Regional de deixar o setor das pescas a definhar e exige apoios à renovação da frota

O presidente do Partido Socialista-Madeira insiste na necessidade de serem direcionadas verbas para a renovação da frota pesqueira e para o apoio aos pescadores e armadores da Região, área que, garante, será merecedora de particular atenção e integrará o programa eleitoral do Partido.

Sérgio Gonçalves, que hoje se deslocou ao Caniçal, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, e diversos elementos do PS-Madeira, para participar na festa em honra de Nossa Senhora da Piedade – marcada pela tradicional procissão marítima – não esqueceu, precisamente, o facto de esta ser uma terra de pescadores e de estes profissionais precisarem de ser apoiados.

“Uma parte bastante significativa da frota de pesca da Madeira é composta por embarcações com várias décadas e que não garantem as exigíveis condições de segurança e de operacionalidade, não sendo compreensível a inércia do Governo Regional perante o definhar desta vertente fundamental do nosso setor primário”, afirmou o presidente do PS-Madeira.

Particularmente crítico em relação às opções erradas que têm vindo a ser seguidas pelo Executivo do PSD-CDS, Sérgio Gonçalves aponta o dedo ao facto de não serem direcionados quaisquer montantes do Plano de Recuperação e Resiliência para esta área.

“Enquanto que nos Açores o Governo Regional resolveu alocar 32 milhões de euros para o desenvolvimento do cluster do mar, na Região Autónoma da Madeira as prioridades são outras: afundar 150 a 200 milhões de euros no prolongamento do molhe da Pontinha, ao invés de apostar na valorização do setor das pescas e daqueles que a ele se dedicam”, lamenta o líder dos socialistas madeirenses.

No entender de Sérgio Gonçalves, além do apoio aos pescadores e armadores, a aposta na renovação da frota pesqueira seria fundamental para garantir a sobrevivência e sustentabilidade do setor das pescas e, consequentemente, para contribuir para a redução da nossa dependência do exterior.

O presidente do PS-M, que será candidato às eleições legislativas regionais do próximo ano, assume, portanto, esta área como uma prioridade no manifesto eleitoral que irá apresentar à população. No tocante à festa de Nossa Senhora da Piedade, na qual fez questão de marcar presença, Sérgio Gonçalves destacou o facto de ser um dos arraiais mais carismáticos da Região, atraindo muitos milhares de pessoas para assistir à tradicional procissão marítima.