Paulo Cafôfo destacou a importância dos investimentos da Câmara Municipal do Funchal (CMF) nas políticas de sustentabilidade ambiental, vincando que o compromisso é para se manter, como comprovam os vários investimentos em curso pela Autarquia, declarações feitas no âmbito de uma visita à ETAR do Almirante Reis, no Funchal, recentemente remodelada, num investimento superior a 3.3 milhões de euros, inserida no roteiro ‘Fazer Diferente’, esta semana dedicado ao Ambiente e Gestão Urbana. A iniciativa contou com a presença do presidente da CMF, Miguel Silva Gouveia.
O presidente do PS Madeira sublinhou o trabalho realizado pela Autarquia na criação e execução de um plano estruturante para a sustentabilidade ambiental da cidade, dando como exemplo a ETAR visitada, recentemente remodelada e modernizada.
Paulo Cafôfo lembrou que esse plano tem três fases, uma primeira que culminou com a conclusão das obras de remodelação da ETAR do Funchal, a segunda fase, passará pela instalação de uma nova estação na Ribeira dos Socorrido, e por fim, a terceira, com a construção de uma nova ETAR no Lazareto.
No entanto, aponta que estas últimas duas fases poderiam estar mais adiantadas não fossem alguns constrangimentos provocados pelo Governo Regional. Paulo Cafôfo lembra que “atualmente, os trabalhos na Ribeira dos Socorridos estão parados porque se descobriu nesses terrenos uma contaminação dos solos por para da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM)”, empresa tutelada pelo Governo Regional.
E quanto à terceira fase, refere que têm sido colocados problemas por parte do Governo Regional, estando, neste momento, a decorrer um processo de expropriação dos terrenos, ou seja, a Autarquia está a tentar comprar os terrenos públicos, quando, no seu entender, “deveria haver uma cedência do Governo Regional em prol do interesse público”.
“Neste aspeto, todos nós devíamos estar juntos e acelerar o mais rápido possível a finalização de todas estas fases, em prol do nosso ambiente e da saúde e bem-estar da nossa população”, frisou.
Por seu turno, Miguel Silva Gouveia, sublinhou que “a sustentabilidade ambiental tem sido uma prioridade para a CMF e temos vindo a ser consequentes com muitas obras na área do tratamento de águas residuais e saneamento básico na cidade do Funchal”.
Enumerou um conjunto de empreitadas levadas a cabo pelo executivo camarário que vão ao encontro de uma maior sustentabilidade ambiental, como são: a renovação da ETAR do Funchal, a implementação e instalação de várias redes de saneamento básico em zonas onde não existiam, bem como em muitas obras de renovação de redes de saneamento.
“Portanto, o compromisso com a sustentabilidade está presente, apesar das obras muitas vezes não serem visíveis, mas são fundamentais para a qualidade de vida que se quer para a cidade do Funchal”, vincou o autarca.