O avião a utilizar nesta experiência vem do continente especificamente para esse efeito. Já o helicóptero vem de Canárias, arquipélago onde o combate a incêndios já inclui meios aéreos com regularidade.
Segundo o que está previsto, os testes serão realizados em diferentes locais da Região numa abordagem a vários cenários. O exercício deverá decorrer ao longo de todo o dia.
Depois desta etapa, será elaborado um relatório que ajudará a determinar se os incêndios na Madeira podem ou não ser debelados com a ajuda de meios aéreos.
O líder socialista madeirense mostra-se entusiasmado com a decisão de Lisboa que dá luz verde a uma iniciativa do PS anunciada depois dos incêndios. No final do ano passado a Secretaria de Estado aceitou fazer os testes mas apenas depois de um relatório preliminar sobre o tipo de condições que os operacionais poderão enfrentar na Madeira. Esse documento foi concluído já este ano e foi agora decidida a data da realização dos testes com meios aéreos.
A iniciativa coincide com a presença na Região de vários deputados socialistas em São Bento que participam, entre os dias 1 e 3 de Maio, numa reunião da direcção nacional do grupo parlamentar. Aliás, a própria comitiva reservou para o dia 3 de Maio uma visita aos locais mais afectados pelos incêndios.