InicioAtualidadeSOFIA CANHA QUESTIONA JORGE CARVALHO SOBRE CONCURSOS DO PESSOAL DOCENTE

SOFIA CANHA QUESTIONA JORGE CARVALHO SOBRE CONCURSOS DO PESSOAL DOCENTE

Sofia Canha apresentou um conjunto de questões ao secretário regional de Educação , Jorge Carvalho, no âmbito da proposta de decreto legislativo regional intitulada “Regula o Regime Jurídico dos Concursos para Seleção, Recrutamento e Mobilidade do Pessoal Docente da Educação, dos Ensinos Básico e Secundário e do Pessoal Docente Especializado em Educação e Ensino Especial da Região Autónoma da Madeira”.

Deste modo, a deputada quis saber se os docentes sem componente letiva podem, voluntariamente, candidatar-se a um concurso interno por ausência de serviço e obter, ou não, colocação. Por seu turno, adiantou que o diploma apresentado, na ALM, também prevê funções dos docentes na escola, onde se desenvolvem projetos de relevância para a escola. Contudo, considerou que existem contradições, na medida em que a suposta afectação da escola para a continuidade de funções pedagógicas está subalternizada  em relação à afetação geral dos docentes. 

Em relação ao destacamento por filhos menores, Sofia Canha reiterou que, por um lado, fica mais limitado geograficamente, havendo inclusivamente outra limitação que se prende com a prioridade na ordem de colcação, uma vez que fica novamente subalternizado. Assim sendo, só com muita dificuldade serão colocados docentes nestes termos. 

 

X