Uma nova estratégia de turismo para o Porto Santo, que aposte nos ativos naturais da ilha e que seja promotora de oportunidades de investimento e postos de trabalho é um compromisso do candidato do PS à Câmara Municipal do Porto Santo para um virar de página na economia do concelho.
“O turismo é e continuará a ser o principal setor de atividade do Porto Santo. No entanto, tal não tem de significar que se continue a trabalhar apenas com foco no verão. É preciso iniciar uma nova forma de trabalhar, com mais planeamento e capacidade de intervenção, que coloque o Porto Santo como um destino turístico ao longo de mais meses no ano. Para isso é essencial apostar na requalificação dos nossos principais ativos turísticos, ter os nossos “cartões-de-visita” cuidados e também apostar na qualificação das competências profissionais do setor”, defende Miguel Brito.
O candidato do PS defende a existência de uma linha condutora que valorize os ativos turísticos e as pessoas que trabalham no setor, contribuindo para que todos ganhem, em particular a economia local.
“Cada vez mais existe competição entre destinos turísticos e isso leva a que tenhamos de ser capazes de diferenciar o nosso produto turístico, de valorizar aquilo que é nosso, de apostar nas nossas tradições e cultura genuínas e proporcionar uma experiência positiva aos turistas, cativando-os a voltar e a recomendar o Porto Santo. Este caminho terá de ser feito pelos diferentes agentes que atuam no setor, mas a Câmara Municipal deve ter um papel em incentivar esta aposta na qualidade e de fazer aquilo que está nas suas competências, como seja ter as praias devidamente cuidadas e com os equipamentos e serviços de apoio necessário, com bons acessos pedonais e rodoviários, estacionamento, sinalética e informação ao visitante”, acrescenta Miguel Brito.
O candidato do PS à Câmara Municipal afirma-se preparado para colocar em marcha esta nova abordagem para o desenvolvimento da atividade turística. “Temos tudo para sermos um ainda melhor destino turístico, que não fique apenas pelo modelo “sol e praia”. A implementação de uma estratégia integrada, com captação de mais eventos empresariais, culturais e de entretenimento e de lazer ao longo de todo o ano, vai ter seguramente um impacto positivo na economia, na geração de postos de trabalho e dará um contributo para outras áreas como a restauração e hotelaria. É este novo ciclo que o PS se propõe a iniciar já a partir do dia 26 de setembro”, conclui o candidato.