InícioAtualidadeReflexão de Ano Novo

Reflexão de Ano Novo

Chegado aqui, agradeço a quem cuidou de mim e me quis bem. Obrigado também aos outros. Ajudaram-me a ser muito mais forte, ensinaram-me tanto, e a lição que melhor nota levo é a do perdoar.

O ano novo terá dias que serão para sempre. Acredito nos dias bons e tenho fé nas pessoas.

É por isso que vou com tudo para 2019. Vou com tudo aquilo que sou, que é a melhor forma de não me perder para onde quero ir. Politicamente será o ano das nossas vidas. Dos deste lado e dos do outro lado. Somos diferentes, mas procuro construir um chão comum. Incluir em vez de excluir. Aproximar em vez de afastar. Dialogar em vez de ofender.

A política é, cada vez mais, feita de pessoas. Mais do que de símbolos partidários. Por isso acredito nos dias que serão de encontro. Por isso acredito na política. Por isso as pessoas têm de ser tratadas como pessoas e não como eleitoras ou eleitores. Abomino quando alguém me pede algo em troca de um voto. O voto não é transacionável. Não entra no mercado dos favores. É um direito e um dever e como tal deve ser respeitado. A dignificação da política também tem de ser feita pelo cidadão comum.

Tal como, nem sempre óbvio, tem de ser realizada por quem tem responsabilidades políticas. A política não é um entretenimento, nem é uma guerra. Há quem faça da política uma guerra, mas uma guerra que é consigo mesmo.

A política é a autodeterminação da responsabilidade, do bem fazer ao outro, em liberdade, respeitando o direito e a opinião de todos. Se assim não for, não servimos para nada, ou melhor, servimos só os nossos interesses e o nosso ego.

Tenho um sonho, mais do que alcançar qualquer tipo de poder, que é o de transformar esta nossa terra, que não se quer apenas um lugar, e libertar quem aqui está ainda refém do medo, da chantagem ou da profecia que “depois de nós, o caos”. Há que resgatar a liberdade de ser.

Tenho essa esperança, essa que é a melhor forma de beleza.

Resta-me desejar para 2019, e não é pouco, que se apaixonem, que se fascinem, que se espantem com o belo, com a vida. Bom ano!

Publicado por Paulo Cafôfo, candidato do PS-Madeira às Eleições Regionais de 2019, a 31 de Dezembro.