A Concelhia de Santa Cruz do Partido Socialista quer uma solução urgente e definitiva para resolver os problemas de funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dos Reis Magos, que já se arrastam há décadas e que, repetidamente, levam à interdição da praia. Algo que tem vindo a acontecer com maior frequência na época balnear.
Os socialistas, pela voz de António Alves, presidente da estrutura concelhia, apelam à Câmara Municipal de Santa Cruz para que resolva o quanto antes este problema que coloca em risco a qualidade da água e a saúde pública. “O PS está preocupado com o funcionamento destas instalações e defende que é fundamental saber em que condições se encontra a ETAR dos Reis Magos, de maneira a tranquilizar a população sobre a qualidade da água”, afirma o responsável, frisando que “a segurança das pessoas tem de estar sempre em primeiro lugar”.
António Alves considera que “este é um problema ambiental e de saúde pública que requer uma solução urgente”, defendendo que, “à semelhança do que vai acontecer no concelho do Funchal, o Governo Regional possa igualmente fazer um contrato-programa com a Câmara Municipal de Santa Cruz”, de modo a, juntos, encontrarem uma solução definitiva.
Lembra o presidente da Concelhia do PS que aquela zona balnear é umas das mais procuradas no concelho, sendo que, já “no verão passado, por mais do que uma vez, foi içada a bandeira vermelha e interditada a praia, devido a descargas da ETAR diretamente para o mar”. “Existe obviamente legislação que não está a ser cumprida, porque, caso contrário, estas situações, que são recorrentes e que põem em causa a qualidade das águas balneares, a manutenção da bandeira azul e a saúde dos utilizadores da praia, não aconteceriam”, conclui.