O presidente do Partido Socialista-Madeira defendeu, hoje, a valorização da produção regional, com a implementação de medidas que permitam criar mais rendimentos para os agricultores e mais benefícios para os consumidores.
Sérgio Gonçalves falava esta manhã no concelho de Câmara de Lobos, no âmbito das jornadas parlamentares do PS, subordinadas à temática da Agricultura, que incluíram a visita a várias explorações e o contacto com diversos produtores.
Um momento em que os socialistas puderam constatar as dificuldades sentidas pelo setor, testemunhando os elevados investimentos feitos pelos agricultores e os acentuados custos de produção, fatores que têm de ser merecedores de uma maior atenção.
Exigindo ao Governo Regional a implementação de mais medidas, o líder socialista referiu que tal passa não apenas pelos apoios aos fatores de produção – muitos deles de origem comunitária e não do Executivo regional – mas também criando outras condições para a criação de valor.
Defendeu, por exemplo, a criação de cadeias curtas de distribuição, com vantagens para os consumidores – pois têm produtos mais frescos e com mais qualidade – mas também para os agricultores, que podem produzir em maior quantidade e ter mais segurança no rendimento do seu trabalho.
Sérgio Gonçalves voltou a propor que as entidades públicas adquiram produtos regionais (nomeadamente para os hospitais, cantinas e escolas), algo já por várias vezes defendido na Assembleia Legislativa da Madeira, mas sempre recusado pela maioria PSD-CDS.
“Tudo isto traria vantagens para a Região, não apenas para os produtores do setor primário e para os consumidores, mas também para o nosso setor turístico, pelo contributo que dá para a conservação da paisagem e também pela utilização que cada vez mais os produtos regionais têm na nossa gastronomia”, disse ainda o presidente dos socialistas madeirenses.