O evento que contou com a presença do candidato do partido às eleições regionais, Paulo Cafôfo, os socialistas puderam contactar com os responsáveis pela associação assim como com os utentes da mesma.
No final, Paulo Cafôfo explicou que o objetivo desta visita passa por conhecer a realidade da instituição e explanar aquelas que devem ser as políticas públicas de apoio e de inclusão social.
“Esta associação presta cuidados a pessoas que necessitam, mas numa perspetiva que vai muito mais além da caridade e do assistencialismo. Procura capacitar as pessoas para poderem ultrapassar um momento menos bom que estão a atravessar nas suas vidas. É isto que deve ser uma política social, de ajuda, de dar a mão, mas para que as pessoas possam caminhar pelos seus próprios pés”, afirmou o candidato.
Outro dos destinos foi o Estabelecimento Vila Mar, o único Lar de Infância e Juventude tutelado pela Região, sob a administração da Segurança Social.
Durante a iniciativa, a deputada Sofia Canha justificou a necessidade da visita com o desejo de “constatar ‘in loco’, junto das pessoas que cá trabalham, as reais necessidades que sentem no dia-a-dia para lidar com estas situações”.
A coordenadora do PS para a área do Desenvolvimento Social relembrou que todos os que ali se encontram institucionalizados estão sob medidas de promoção e de proteção de acolhimento residencial, dado que “todas as instituições – começando pela instituição familiar – destas crianças e jovens falharam”.
Para colmatar essa falha, diz, a instituição dispõe de uma “equipa pluridisciplinar que engloba o mais diverso tipo de profissionais, que dão este apoio e dão todas as condições possíveis para que estas crianças e jovens possam desenvolver-se integralmente”.
Sofia Canha recordou ainda que em 2015 a instituição deixou de ter a valência formativa, o que levou a que as crianças e jovens tenham sido integrados noutras escolas. Motivo pelo qual os socialistas tenham procurado aferir quais os impactos desta mudança no desenvolvimento integral destas crianças e jovens.