O Partido Socialista está a percorrer todos os concelhos da Madeira, onde, em cada um, apresenta uma solução que consta do programa eleitoral. Ao parar no Porto Moniz, o líder do PS-Madeira falou sobre saúde.
“Não podemos permitir ter madeirenses de primeira e madeirenses de segunda. Na Madeira, só quem tem dinheiro é que tem acesso a cuidados de saúde. Vejamos as listas de espera. Quando tomou posse, Miguel Albuquerque prometeu acabar com as listas de espera. Passaram dois anos, oito mandatos, e o que temos? O número duplicou. Neste momento, são mais de 118 mil os atos em espera, entre exames, consultas e cirurgias”, explicou Sérgio Gonçalves.
O candidato socialista apresentou uma solução: “vamos implementar os chamados tempos máximos de resposta garantidos. Isto é, com total transparência, as pessoas vão passar a saber qual o tempo de espera e ninguém irá aguardar para lá do tempo clinicamente aceitável. Não havendo resposta no serviço público, os cidadãos são atendidos no privado, sem que tenham de pagar por isso”.
Sérgio Gonçalves lembrou ainda que o PS vai reabrir o centro de saúde do Porto Moniz 24 horas por dia, garantindo “cuidados de saúde de proximidade a uma população que, perante uma necessidade, tem de se deslocar quilómetros que podem fazer a diferença entre a vida e a morte”.
Antes de partir do Porto Moniz, o presidente do PS-Madeira apelou ao voto no domingo. “Sem medo, vamos todos votar PS. Porque o voto no PS é o único que muda a Madeira”, afirmou.