Durante a visita, o deputado Avelino Conceição alertou para os riscos inerentes à demora na descarga do peixe, algo que pode demorar “horas e horas e dias” tornando-se prejudicial para os mesmos.
“As horas que estão aqui no porto à espera de descarregar podem perder milhares de euros”, advertiu o parlamentar, considerando que “o Governo Regional não pode descartar a possibilidade de arranjar melhores condições para os pescadores da Madeira”.
Para Avelino Conceição, “o Governo Regional chuta para a frente” e coloca a culpa nos trabalhadores o que diz ser mentira visto que “os próprios armadores ofereceram o trabalho dos seus pescadores para solucionar o problema e isso não resolveu o problema”.
“Sabemos que a lota do Funchal está para reconstruir e para criar melhores condições também no aspeto do frio. Sabemos que o Governo central já disponibilizou quatro milhões de euros para essa infraestrutura e o Governo Regional atrasa-se nestas soluções, prejudicando os pescadores», apontou, alertando o Executivo para que olhe para estes problemas, porque «os pescadores não merecem passar o que estão a passar neste momento”.
O deputado socialista deu ainda conta da “abertura do descarregamento do atum patudo”, uma situação que considera caricata visto ter sido encerrado apenas três horas mais tarde. Posto isto, Avelino Conceição adianta que o Grupo Parlamentar do PS-M vai solicitar uma audição parlamentar ao secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, para que explique esta situação.
«Esta situação é gravíssima, porque não podemos estar a brincar à política das pescas. Quem está no Governo Regional tem de saber estar, para que não prejudique nos anos seguintes a quota do atum da Madeira», finalizou.