O cabeça de lista do Partido Socialista-Madeira às eleições legislativas de 30 de janeiro enalteceu, hoje, a aposta que tem sido feita pelo Governo da República no apoio à Região para ajudar as famílias regressadas da Venezuela no acesso à habitação.
Esta manhã, a candidatura do PS-M, acompanhada pelo também deputado ao parlamento nacional Paulo Porto Fernandes e pelo presidente e vereadora da Câmara Municipal de Machico, visitou o conjunto habitacional ‘Machico Park’, na freguesia de Água de Pena, empreendimento que comporta também vários fogos destinados a pessoas vindas da Venezuela, permitindo que tenham uma vida condigna na Madeira.
Na ocasião, Carlos Pereira salientou a estratégia nacional para a habitação, que também abrange as regiões autónomas. “Hoje há uma realidade muito diferente daquela que tínhamos há uns anos e isso deve-se muito ao esforço que o Governo da República tem feito no sentido de criar condições e meios para que as regiões autónomas também possam ter soluções para as carências de habitação”, afirmou. Após a visita a uma casa atribuída a uma família vinda da Venezuela, o também deputado sublinhou que este foi um compromisso do PS que está a ser concretizado. Tal como deu conta, até ao momento foram 62 as famílias apoiadas com habitações, graças ao financiamento do Governo da República do PS, e foi ainda dado apoio temporário a outras 19 famílias.
Além dos apoios específicos para as pessoas regressadas da Venezuela, Carlos Pereira adiantou ainda que há soluções de habitação que estão a ser tidas em consideração em vários níveis, com vários programas nacionais a que os madeirenses têm todos acesso. “Se há uma matéria na qual nós exigimos que do ponto de vista nacional houvesse igual participação foi a habitação”, disse, lembrando que os madeirenses têm acesso aos programas ‘1.º Direito’, ‘Porta 65’ e ao arrendamento acessível. Lembrou ainda os apoios à educação e à saúde e garantiu que os deputados do PS irão continuar a empenhar-se neste trabalho.