O PS-Madeira apontou, hoje, a necessidade de valorizar a produção regional, de modo a aumentar o rendimento de quem se dedica à atividade agrícola e, desta forma, ajudar a fixar a população nas zonas rurais.
Numa visita à Exposição Regional do Limão, que decorre na freguesia da Ilha, em Santana, Sérgio Gonçalves alertou que o despovoamento é uma realidade cada vez mais visível e que, além dos incentivos fiscais que já existem para a fixação de empresas (redução do IRC para a costa norte, por proposta do PS em sede de Orçamento do Estado), tem de haver uma valorização das atividades tradicionais destes territórios, para que mais pessoas se possam dedicar às mesmas e se fixarem nestas zonas.
Uma das medidas que o PS tem vindo a defender é que a administração pública adquira produtos regionais para as cantinas das escolas, hospitais e outras instituições. Conforme explicou o líder socialista, se fosse dada prioridade aos produtos regionais, “aumentaria não só a rentabilidade, mas também daria mais motivos para que se aumentasse a produção e que mais pessoas se pudessem dedicar a estas atividades que tão importantes são e tão importantes foram durante a pandemia, para reduzir a nossa dependência do exterior”.
Sérgio Gonçalves lamentou também que o Governo Regional não tenha alocado nenhuma verba do Plano de Recuperação e Resiliência a apoios aos setores produtivos. “É fundamental que estes apoios existam e que tenhamos, de facto, estratégias e medidas para combater o despovoamento, dar rendimento às pessoas, a par de outras condições a nível de educação e de saúde que são necessárias para que as pessoas continuem a viver nestes territórios e se combata a desertificação”, sustentou.