Na presente legislatura, o Grupo Parlamentar do PS já entregou mais de 350 iniciativas na Assembleia Legislativa da Madeira, às quais se somam mais de 300 propostas de alteração aos orçamentos regionais.
Números que comprovam o PS como partido de alternativa e que atestam o seu caráter propositivo e do qual os socialistas não desistem, apesar do chumbo do PSD/CDS à esmagadora maioria das propostas da oposição.
Em conferência de imprensa promovida esta manhã, para fazer o balanço da atividade parlamentar, Rui Caetano deu conta das propostas apresentadas, todas elas bem fundamentadas e construídas, no sentido promover um novo modelo de desenvolvimento para a Região e ir ao encontro das necessidades das populações, mas lamentou a rejeição das mesmas por parte da maioria que suporta o Governo. Não obstante, assegurou que o PS não desiste e irá “continuar esse trabalho de proposta e de iniciativas que é fundamental para mostrarmos às populações que temos homens e mulheres bem preparados para governar a Região Autónoma da Madeira”.
O líder parlamentar do PS apontou igualmente como linha estratégica a fiscalização da atividade governativa, algo que tem vindo a materializar-se através de comissões de inquérito, debates potestativos, audições parlamentares e da intervenção no âmbito dos debates mensais, “combatendo o centralismo, a prepotência e toda a propaganda orquestrada pelo Governo Regional para tentar enganar as populações”. “Não abdicamos deste nosso papel e iremos continuar, no sentido de esclarecer as populações e mostrar que a propaganda que o Governo Regional está a tentar fazer passar não é a realidade que as nossas famílias vivem na Região”, disse Rui Caetano, acrescentando que, mais do que um partido de oposição, o PS é um partido de alternativa e irá esforçar-se em “construir mais propostas e mais iniciativas, de forma a que se consiga dar resposta às grandes dificuldades da Região e das famílias madeirenses”.
A par disso, o dirigente lembrou também a atividade desenvolvida fora do Parlamento, apontando como exemplo o Roteiro ‘Compromissos e Soluções’, através do qual o PS estabeleceu contacto com a população e com o tecido empresarial em diversos concelhos e freguesias, ouvindo as suas dificuldades e também ideias que possam ajudar a formular novas propostas.
Rui Caetano destacou ainda os diversos debates temáticos, através das Jornadas Parlamentares e da iniciativa ‘Sextas Parlamentares’, com contaram com especialistas em diversas áreas, no sentido de refletir sobre setores como a educação, a saúde, a cidadania participativa, o setor primário, entre outros, de modo a criar ideias mais fundamentadas que ajudem à construção de um programa de governo bem estruturado e visando um novo modelo de desenvolvimento para a Região.