InícioAtualidadeProblemas no acesso à Saúde agravam-se e Governo continua sem cumprir promessas,...

Problemas no acesso à Saúde agravam-se e Governo continua sem cumprir promessas, denuncia Sérgio Gonçalves

O presidente do PS-Madeira alerta para o agravamento dos problemas no acesso à Saúde na Região, sem que haja uma resposta adequada por parte do Governo Regional para fazer face a esta que é uma “enorme preocupação de muitos madeirenses”.

Sérgio Gonçalves dá conta do facto de os utentes se verem impossibilitados de aceder ao serviço regional de saúde, devido às listas de espera que se acumulam e que duplicaram desde que Miguel Albuquerque é presidente do Governo. A isto acresce o facto de os madeirenses terem os rendimentos mais baixos do país, o que faz com que não consigam aceder à saúde no privado e tenham de ficar em “listas de espera intermináveis meses e anos à espera de verem a sua situação resolvida”.

O líder socialista, candidato às eleições legislativas regionais, refere que o acesso à saúde veio agravar-se ainda mais com o ciberataque ao SESARAM, que “continua a ser muito mal explicado por parte do Governo Regional”, que não confirma o desaparecimento de dados pessoais e de historial clínico. “Os profissionais de saúde e os utentes que se dirigem aos centros de saúde e ao hospital sabem que esses dados não estão disponíveis e que muitos dos atos clínicos estão a ser adiados, cancelados ou alterados devido a essa situação. Portanto, isso só vai agravar ainda mais aquilo que já era um grande problema na Região”, declara.

Subsídio Covid ainda por pagar

Sérgio Gonçalves aponta que os problemas na Saúde vão além daqueles que afetam os utentes, atingindo também os próprios profissionais de saúde, conforme o PS tem vindo a constatar nos contactos que tem vindo a estabelecer ao longo deste período de campanha.

Como dá conta, muitos enfermeiros têm manifestado o seu descontentamento pelo facto de estes profissionais continuarem sem receber o subsídio Covid, que há umas semanas voltou a ser anunciado e prometido pelo secretário da tutela e o presidente do Governo. “Sabemos que é hábito do Governo Regional pagar aquilo que é devido apenas em vésperas de eleições, tentando enganar uma vez mais os madeirenses e os profissionais destas áreas, mas aquilo que é uma realidade é que ainda não foi pago este valor que foi prometido aos profissionais, que trabalharam, que foram dedicados de forma muito acentuada ao longo deste período de pandemia, em que foram chamados a trabalhar muitas horas, a dedicar-se a um grave problema de saúde pública que tínhamos na Região”, disse o presidente do PS-M, acrescentando que estes foram objeto de promessas por parte do Executivo, mas não as veem cumpridas, sendo que, provavelmente, esta “será mais uma arma eleitoral que o PSD e o Governo quererão utilizar em vésperas de eleições”.

O líder socialista sustenta que os madeirenses e os profissionais de saúde “já não se deixam enganar com estas estratégias”, sendo preciso que as promessas do Governo “sejam cumpridas diariamente, com competência, com seriedade, com responsabilidade e não apenas quando o PSD precisa de votos, a semanas das eleições regionais”.

Sérgio Gonçalves garante, por isso, que com o PS os madeirenses “terão um governo competente, capaz de cumprir aquilo que promete, que irá trabalhar todos os dias em prol da população e não para defender apenas interesses político-partidários, como acontece atualmente com o PSD e com o CDS”.