InicioAtualidadePRESIDENTE PS-M questiona Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura

PRESIDENTE PS-M questiona Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura

Porém, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, revelou que existem seis armadores envolvidos no processo negocial com o Governo Regional, através da Administração de Portos da Madeira. De acordo com o Sr. Secretário surgiu, recentemente, um novo interessado para a ligação marítima entre a Madeira e o continente. Entretanto, o Sr. Secretário garantiu, que no dia 30 de novembro termina o processo de negociação com os armadores e  no próximo dia 15 de dezembro, é decidido quem irá assegurar esta linha.

Neste seguimento, o PS-M quer saber o seguinte: 

1)      O que aconteceu ao caderno de encargos que supostamente seria concretizado pelo Governo de Passos Coelho?

2)      Qual o procedimento de seleção dos interessados. Porque deixou de haver concurso público?

3)      Se não há concurso público quais os critérios que presidirão à seleção do operador?

4)      Qual o modelo de gestão e de funcionamento?

5)      Quais os critérios para a seleção do operador?

6)      Como não existem procedimentos concursais, qual a razão do secretismo em torno dos nomes dos operadores que já manifestaram interesse na linha? 

A política feita com transparência e credibilidade não é mesma coisa que a gestão de negócios privados. O secretismo e a forma pouco esclarecida como este assunto tem sido apresentado à opinião pública, revela desconsideração pelos madeirenses e uma tentativa, mais uma, quase infantil e amadora, de disfarçar o completo desnorte em que se encontra o dossier dos transportes.

O Grupo Parlamentar do PS-M fará chegar ao Sr. Secretário, com urgência, as questões agora sugeridas, via Assembleia Legislativa da RAM.

X