O evento, que coincide com o Dia Mundial do Turismo, colocou em cima da mesa questões como o valor da marca Portugal, a afirmação do Turismo no espaço europeu e a gestão dos destinos turísticos.
Ainda no âmbito do turismo, o candidato do Partido Socialista-Madeira à presidência do Governo Regional havia defendido recentemente um aumento das verbas para a promoção da Região, considerando que o reforço de 700 mil euros anunciado há dias é insuficiente.
Aquando destas afirmações, Paulo Cafôfo referiu o facto de, nos últimos cinco meses, os índices e os parâmetros que avaliam o desempenho do turismo na Madeira terem apresentado quebras significativas.
Algo que, no seu entender, significa que “o Governo Regional não teve a capacidade de, nos bons momentos, preparar a Região para a sustentabilidade necessária para o embate e o suporte em situações menos boas, para conseguirmos resistir e sermos resilientes”.
“Aquilo que queremos é que haja um aumento das verbas para a promoção, porque isso tem uma consequência imediata, que é a promoção do destino e o aparecimento de novas rotas e até de uma nova companhia que é necessário para a Região, não só para o turismo, mas também para os residentes nos valores exorbitantes que pagam para terem de sair da própria ilha”, acrescentou.