Paulo Cafôfo destacou a importância dos programas de reabilitação urbana da Câmara Municipal do Funchal (CMF), onde foram recuperados mais de 100 edifícios, tornando-a na terceira cidade do país com maior número de projetos aprovados para reabilitação urbana.
O presidente do PS Madeira visitou esta tarde uma das Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro Histórico do Funchal, inserida no roteiro ‘Fazer Diferente’, esta semana dedicado ao ‘Planeamento, Reabilitação e Mobilidade”, onde sublinhou o exemplo de dinamismo da cidade com provas concretas, “o Funchal é a nível nacional a terceira cidade com maior número de projetos aprovados para reabilitação urbana”, referente ao Instrumento Financeiro de Revitalização e Reabilitação Urbana (IFRRU), instrumento de financiamento a nível nacional que apoia projetos de reabilitação do edificado.
Paulo Cafôfo encara a reabilitação urbana como uma estratégia de desenvolvimento integrado da cidade, dando conta do impacto positivo que tem noutros setores como o económico, cultural, social e ambiental, entre outros.
Lembra que o centro da cidade se apresentava no passado em avançado estado de degradação, e que tal mereceu uma reação rápida por parte do executivo camarário. Primeiro, com um “Raio X” ao centro histórico da cidade, com a inventariação dos prédios degradados, e, posteriormente, com a criação de um enquadramento legal, através das ARU, que possibilitaram benefícios, apoios e incentivos à reabilitação do património edificado.
“Esse esforço deu resultado, porque os benefícios que foram criados, no programa ‘Cidade com Vida’, possibilitou que mais de 100 edifícios fossem reabilitados no centro da cidade do Funchal”, destaca Paulo Cafôfo.
Paulo Cafôfo diz que “com isto ganha a cidade, reabilitou-se os edifícios, gerou-se maior atividade económica, seja nos serviços, no comércio e no alojamento local, e possibilitou que o turismo pudesse ter garantias de maior atratividade cultural e histórica”, onde acresce as vantagens ambientais fruto da certificação energética.
A visita contou com a presença do candidato a Vereador Amílcar Nunes, com os pelouros do Ordenamento do Território, Planeamento Urbano e Reabilitação Urbana, e com o candidato à Junta de Freguesia da Sé, Diogo Goes.