InícioAtualidadeMOÇÃO “A MADEIRA À TUA MANEIRA” APROVADA POR UNANIMIDADE

MOÇÃO “A MADEIRA À TUA MANEIRA” APROVADA POR UNANIMIDADE

O atual líder da Juventude Socialista da Madeira explicou, durante a apresentação da moção, que esta vai ao encontro das necessidades e anseios dos jovens madeirenses conduzindo a uma Madeira onde todos possam contribuir ativamente para a construção do seu futuro.

“Os jovens estão aqui para participar, estão aqui com ideias, estão aqui para construir aquela Madeira que nós queremos», sustentou Olavo Câmara, acrescentando que “essa Madeira será feita a partir de hoje, com todas as nossas propostas, para que amanhã Paulo Cafôfo e o Partido Socialista possam implementar tudo aquilo que nós defendemos e tudo aquilo que nós sabemos que irá trazer mais qualidade de vida para todos os jovens da Madeira e do Porto Santo”.

Na sua moção, o presidente da JS-M define prioridades e linhas orientadoras em seis áreas principais, concretamente Emprego, Educação, Mobilidade, Habitação, Coesão Territorial e Mais Participação.

No seu entender, o emprego tem de ser uma prioridade do Governo Regional, assim como o combate à precariedade laboral e aos estágios não remunerados. Assim como a Educação que “tem de ser gratuita, do início ao fim, com manuais escolares gratuitos, com transporte escolar gratuito, com bolsas de estudo e com a propina zero”, frisou.

A questão da Habitação deve também ser uma aposta regional. Olavo Câmara propõe programas de acesso à compra da primeira habitação e de arrendamento que cheguem a todos.

No capítulo da Mobilidade, o líder da “jota” defende um modelo nos transportes aéreos que satisfaça os estudantes, mas também os madeirenses e todos aqueles que nos visitam, bem como ainda a ligação por ferry entre a Madeira e o Continente durante todo o ano. Olavo Câmara alertou ainda que a Madeira não pode “ter os transportes terrestres mais caros do país”, propondo por isso a criação de um passe combinado estudante, sub-25, de valor reduzido, que permita uma maior mobilidade e redução no orçamento dos estudantes e jovens.

No campo da Coesão Territorial, constam da moção um conjunto de medidas e políticas para desenvolver os concelhos do norte da Madeira e do Porto Santo, bem como impedir a desertificação da costa norte e o isolamento do Porto Santo.

Por fim, Olavo Câmara pede mais Participação dos jovens na política, na sociedade, nas causas públicas, na causa animal, nas alterações climáticas, nas questões de igualdade, nos centros de decisão política e propõe a criação de um Orçamento Participativo Regional, uma maior descentralização administrativa, o regresso aos círculos concelhios, com um círculo corretor, e o reforço da Autonomia Regional.

Para além da recondução de Olavo Câmara para um terceiro mandato à frente da JS-M, foi eleita também a Comissão Regional da JS-M, presidida por João Pedro Vieira, assim como os representantes da JS na Comissão Regional do PS e a Comissão de Jurisdição, liderada por Carolina Perestrelo.