O secretário-geral da associação Fórum Oceano afirmou, hoje, que o Mar constitui um ativo fundamental para ajudar a ultrapassar as quatro crises que atravessamos atualmente.
Ruben Eiras, que participou esta tarde na primeira edição da ‘Academia PS Madeira’, deu conta que estamos a viver uma crise económica, causada sobretudo pelo stresse das cadeias de distribuição, uma crise agravada pela componente geopolítica, por causa da Ucrânia, uma crise energética e uma crise da segurança alimentar.
“Quando nós olhamos para estas quatro crises, o mar é um ativo que pode ajudar a ultrapassá-las”, disse o responsável, apontando que é possível tirar mais alimento sustentável do mar, bem como mais energia sustentável a partir das eólicas offshore flutuantes, da energia das ondas ou de outros tipos de tecnologia. “Para isso, é preciso que as pessoas consigam entender que há escolhas a fazer”, referiu, advertindo que “não é possível ter sol na eira e chuva no nabal”.
“Se nós queremos ter uma maior e mais sustentável segurança alimentar e energética, o mar está à nossa disposição e há que fazer escolhas e mudar preferências, no sentido de que estas indústrias possam ter espaço para crescer”, disse Ruben Eiras.