A candidata do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de São Vicente defende que a autarquia tem a obrigação de apostar numa gestão adequada dos resíduos sólidos no concelho, a bem da saúde da população, combatendo situações como a que se verifica na zona do Miradouro, no sítio das Ginjas, onde o lixo está a ser depositado a céu aberto.
Em conferência de imprensa realizada esta tarde no referido local, Helena Freitas garantiu que se o PS ganhar as eleições irá priorizar o devido tratamento dos resíduos, com o seu encaminhamento para a Meia Serra, para evitar problemas ambientais e de saúde pública, bem como o impacto visual causado por esta situação.
A candidata deu conta que neste espaço – um terreno camarário – são depositados diversos tipos de materiais, entre os quais plásticos e metais, que “são extremamente prejudiciais à saúde das nossas populações e que, se infiltrando no solo e nas águas, podem trazer graves problemas”. “O PS não pode compactuar com este tipo de situações. Os terrenos que existem em torno das habitações, ou não, têm de estar limpos e este tipo de materiais têm de ser enviados para a Meia Serra, para serem tratados de forma correta e não como estamos aqui a ver”, frisou.
Helena Freitas lembrou que há oito anos a Câmara de São Vicente comprometeu-se a criar no local um parque de lazer, mas o que se pode ver ali é simplesmente lixo amontoado. “Não existe um cuidado com este tipo de lixo, não existe um cuidado com as nossas gentes, quando nós temos uma Câmara que se farta de dizer que o principal objetivo é o bem-estar da população”, denunciou.
Depois na notícia “extremamente grave” que foi o aterro de amianto detetado no Sítio das Ginjas, cujo processo se encontra na Justiça, “mais uma vez, aqui temos um atentado à saúde pública e que tem de ser resolvido rapidamente por quem ainda está no executivo camarário”, disse Helena Freitas, acrescentando que esta situação tem impactos negativos em termos ambientais e visuais, num concelho que vive também fortemente do turismo.
“Se o PS ganhar as eleições, irá remover todo este entulho que aqui está, irá enviá-lo para a Meia Serra, para o tratamento devido, e irá dar a este espaço a sua devida utilidade, que poderá passar por um parque de merendas ou outra situação que o concelho necessite”, rematou Helena Freitas.