O Grupo Parlamentar do Partido Socialista considera que os nadadores-salvadores no ativo devem ter prioridade na vacinação contra a Covid-19 de modo a garantir a segurança de todos os banhistas.
Segundo a deputada Mafalda Gonçalves os nadadores-salvadores devem ser rapidamente incluídos no plano regional de vacinação para que já estejam imunizados quando se iniciar a época balnear, questionando o secretário regional da Saúde e Proteção Civil sobre os critérios adotados e que permitiram que apenas alguns destes profissionais tenham sido inoculados.
Para a socialista, os critérios subjacentes são incompreensíveis por permitirem que “apenas alguns profissionais já tenham sido vacinados, deixando todos os outros de fora e sem que tenha havido, até ao momento, qualquer contacto no sentido de agendar a sua vacinação”.
Face ao facto de menos de uma dezena de nadadores-salvadores terem recebido a vacina até então, os socialistas deram entrada no Parlamento, a um pedido de esclarecimento ao governante com a pasta da Saúde, questionando a priorização na vacinação contra a Covid-19 apenas para alguns destes profissionais.
O PS solicita ainda a Pedro Ramos que esclareça se está previsto dar prioridade aos nadadores-salvadores no plano regional de vacinação contra a Covid-19, assim como para quando está previsto o agendamento da vacinação dos mesmos, atendendo ao aproximar da época balnear.
“A não existirem critérios claros e bem definidos que sustentem a posição tomada pelo Sr. Secretário regional da Saúde em relação a estes profissionais, estamos perante uma discriminação grosseira e sem precedentes e que merece o nosso total repúdio”, afirma Mafalda Gonçalves, que considera estar em causa a salvaguarda da vida dos madeirenses e porto-santenses.