No final do encontro, Sara Cerdas destacou a importância da política ambiental e da gestão sustentável do nosso território e dos nossos recursos naturais, assim como o que isso representa para a melhoria da qualidade de vida, para a segurança das pessoas e para a modernização da economia. A título de exemplo, lembrou que nos últimos 100 anos a esperança média de vida aumentou significativamente e que tal em muito se deveu ao acesso da água potável em rede às nossas casas.
«Para atingir estes objetivos, é importante o uso eficiente dos nossos recursos, a preservação e valorização da biodiversidade e dos nossos ecossistemas, privilegiar a economia circular e baixa em carbono e também combater as alterações climáticas, estas que serão um dos grandes desafios que se põem hoje em dia a nível global a todos nós», afirmou.
A candidata socialista sublinha que estas são «áreas importantíssimas» e que o PS-M as debateu na última convenção dos Estados Gerais, na qual teve oportunidade de participar, destacando três medidas importantes: «a criação de uma entidade reguladora que controle efetivamente a qualidade, o custo de distribuição e a proteção do consumidor, a criação de um novo plano estratégico de resíduos para toda a Região e que inclua todos os municípios e aumentar a taxa de compostagem de resíduos verdes».
«Para estas estas áreas, o investimento é muito grande, e daí serem fundamentais os fundos europeus. Da minha parte, espero colaborar ativamente com o Governo, com os municípios, de modo a encontrar soluções e alavancar investimentos para estas áreas», afirmou Sara Cerdas.