InícioAtualidadeÉ preciso expandir a habitação pública

É preciso expandir a habitação pública

O arquiteto Bruno Martins, um dos oradores convidados para os Estados Gerais do PS, defende que, para responder à emergência habitacional na Região, o caminho tem de ser a expansão da habitação coletiva pública.

“O Estado (Região) tem de assumir esse papel de forma mais vincada”, disse, acrescentando que esta é a forma de proporcionar às famílias da classe média a possibilidade de aquisição de habitação a preços acessíveis e aumentar a coesão social e territorial. “O Estado tem de assumir este problema de forma mais ativa, dinâmica e presente”, frisou, enaltecendo a proposta do PS de criar o programa ‘Primeira Chave’.

O antigo vereador do Urbanismo na Câmara Municipal do Funchal destacou a necessidade de atualizar a estratégia regional de habitação para a Madeira e defendeu o financiamento de novas cooperativas de habitação.

Por outro lado, salientou o facto de o PS ter quadros certos e estar preparado para ter soluções para o problema da habitação. Apontou como exemplo a proposta de canalizar para a construção de habitação os milhões de euros de apoios ilegais que foram atribuídos a empresas da Zona Franca e que estão ser arrecadados pelo Fisco.