InícioAtualidadeDelegações do ECO-TUR reúnem no Porto Moniz

Delegações do ECO-TUR reúnem no Porto Moniz

Parte integrante do Programa de Cooperação “MAC 2014-2020” (Madeira-Açores-Canárias), o projeto Eco-Tur Porto Moniz dispõe de €2.500.000 para desenvolver ações e parcerias relativas à atividade do ecoturismo.

 A Região Autónoma da Madeira está representada pelo Concelho do Porto Moniz, obtendo mais de 200 mil euros para investir no concelho canalizados para um Centro de BTT na freguesia da Ribeira da Janela, nas serras do Fanal, com instalações de apoio junto ao Parque de Campismo.

Emanuel Câmara, Presidente do Município, considera que este projeto é o resultado da competência e visão do seu executivo, que tudo fez para desenvolver novos projetos no concelho e encontrar oportunidades de financiamento desses mesmos projetos.

“Hoje, o turismo ligado ao BTT está em expansão na Madeira e tem-se revelado um negócio de milhões. Estamos por isso a criar as bases para que o Porto Moniz venha a beneficiar deste mercado, atraindo turistas e atletas, favorecendo toda a economia local, desde a restauração à hotelaria. Ao criar estas bases, também estaremos a estimular o aparecimento de novas empresas ligadas ao sector, que colmatam as necessidades que os praticantes e este tipo de turismo têm, proporcionando mais riqueza e emprego ao nosso concelho”.

O encontro foi preparado de modo a promover as mais variadas potencialidades do concelho desde a natureza à gastronomia, passando pelas tradições locais. O programa do evento contou com seminários, workshops e reuniões e tardes de visita ao terreno.

Entretanto a construção do novo trilho de BTT de Porto Moniz já teve início. Com um percurso de cerca de 25 KM. Ao longo de todo o Fanal, o circuito visa reutilizar veredas antigas, atualmente intransitáveis pela falta de uso.

 Ao trilho será incluída uma ligação aos vários ativos do património edificado, que serão devidamente recuperados, dando aos praticantes a oportunidade de conhecer a história da Ribeira da Janela e do Fanal. Serão ainda adaptadas as infraestruturas existentes na foz da Ribeira da Janela, como o centro de apoio ao BTT.

O aumento da procura por locais verdes alternativos tem levado a que o Porto Moniz preveja alargar e desenvolver novas formas de promoção do destino apostando no turismo de aventura.

A construção deste percurso proporciona um reforço e uma maior oferta de atividades de natureza.

Para Emanuel Câmara este projeto segue a estratégia de posicionamento do Porto Moniz enquanto capital dos desportos outdoor no mercado regional, nacional e internacional.

“O Porto Moniz dispõe de atrações únicas e autênticas que respeitam, de forma sustentável, o património edificado, cultural e natural. Por este motivo, temos de aproveitar todo o nosso potencial e alargar a nossa oferta turística, em especial em parcerias nos projetos como o Eco-Tur, que trazem mais valias para o nosso concelho e para a população.”