InícioAtualidadeCongresso Internacional assinala 600 Anos da Descoberta da Madeira

Congresso Internacional assinala 600 Anos da Descoberta da Madeira

Sob o mote “A construção das Cidades Globais: Cultura, Religião, Ciência, Inovação e Empatia”, o congresso contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais, entre eles o conceituado filósofo e sociólogo francês Gilles Lipovetsk.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, falou durante a apresentação da iniciativa e realçou a pertinência deste congresso e “a importância estratégica de dois municípios – Machico e Funchal – na Epopeia dos Descobrimentos e da Globalização. Nós fomos claramente uma rampa de lançamento para a Globalização, e um laboratório das ideias que depois, em termos culturais, económicos e sociais, se espalharam pelo Novo Mundo”.

“Será um diálogo muito interessante entre os conferencistas e o público, realçando a importância da nossa identidade no Mundo, porque a Globalização não pode ofuscar aquilo que nós temos de próprio e genuíno. Tenho a certeza de que este será um grande momento cultural para as nossas cidades e que daremos, assim, o nosso contributo para a celebração dos 600 Anos da Descoberta da nossa Região”, afirmou o autarca.

Cristina Trindade, do Centro de Estudos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, presidirá à Comissão Organizadora, em conjunto com a Comissão Científica de que fazem parte Luisa Paolinelli, José Eduardo Franco, Carlos Fiolhais, Viriato Soromenho-Marques, Annabela Rita, entre outros.