No arranque de mais um ano letivo, todas as Câmaras Municipais sob a alçada do Partido Socialista garantiram às famílias residentes apoios que permitem aliviar os encargos com a escolaridade.
A Câmara Municipal do Funchal foi a que reservou uma fatia maior do seu orçamento para a atribuição de manuais. 360 mil euros para o 1º e 2º ciclos entregues sob a forma de vouchers às candidaturas submetidas, e validadas, junto dos serviços camarário.
Em Machico, a atribuição dos livros escolares é feita também após candidatura, mas neste caso o apoio é atribuído de acordo com o rendimento familiar. Neste município as candidaturas estão ainda abertas terminando no final do mês de abril.
Em Porto Moniz o apoio é dado ao longo de todo o percurso escolar. O reduzido número de crianças reduz o orçamento para 19 mil euros, mas todos os 213 alunos do 1º ciclo ao ensino secundário.
A Ponta do Sol garantirá também manuais escolares gratuitos aos 494 alunos contemplados do 1º ao 9º ano de escolaridade. Com um investimento de 27.949 euros foram comprados 2.149 manuais.
Um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com o objetivo de garantir um futuro melhor aos jovens madeirenses e a diminuição da taxa de abandono escolar, um dos principais motivos de preocupação dentro do partido.