Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), saudou a nova liderança do Partido Socialista-Madeira, encabeçada por Sérgio Gonçalves.
A responsável destacou o importante momento assinalado pelo Congresso do PS-M, que, em parte, também visou reforçar o poder local, e deixou a sua disponibilidade para colaborar com os autarcas madeirenses. “Aos autarcas socialistas em particular, reitero a minha total disponibilidade para aprofundar a relação com a Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira e deixo também um apelo a que possamos preparar juntos uma estratégia para combater a abstenção e aumentar a participação dos jovens na política local”, apontou.
A presidente da ANMP enalteceu o papel do poder local, tendo em conta a proximidade com a população. “Somos os olhos e os ouvidos do Estado nas sessões públicas da assembleia de freguesia, das assembleias municipais e das câmaras municipais. Respondemos diretamente aos nossos cidadãos no mais representativo exemplo da democracia participativa existente em Portugal”, explicou.
Luísa Salgueiro recordou um estudo recente que indica que são as câmaras municipais quem merece mais confiança dos portugueses entre todos os órgãos eleitos, com exceção do Presidente da República. “Temos, por isso, a obrigação de executar de forma justa, transparente e eficaz o pacote de financiamento comunitário único que temos disponível nos próximos anos. Está, pois, nas nossas mãos aproveitar esta circunstância também única para corrigir assimetrias”, disse.
A dirigente enviou ainda uma palavra de solidariedade para com o povo ucraniano, vítima da guerra.