O grupo Parlamentar do Partido Socialista congratula-se com a aprovação, hoje, em plenário da Assembleia Legislativa da Madeira, do projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional a reposição do atendimento permanente do serviço de urgência do Centro de Saúde de Santana.
“Finalmente fez-se justiça e o Parlamento reconheceu a necessidade de devolver este direito das pessoas à saúde”, afirma a deputada Tânia Freitas, natural de Santana e proponente do projeto, que considera que esta aprovação representa “uma vitória para as pessoas de Santana”.
Refira-se que o encerramento noturno do serviço de urgência de Santana ocorreu em 2012, com base nos argumentos económico e de baixa afluência de utentes, situação que tem motivado o descontentamento dos utentes, que veem a sua segurança e a sua saúde postas em causa, já que têm de se deslocar às urgências do concelho de Machico, com os constrangimentos inerentes.
Este é um problema para o qual o Partido Socialista já tem vindo a alertar várias vezes e em torno do qual só agora foi possível reunir consenso. Tânia Freitas lembra que o concelho de Santana é muito disperso e tem uma população na sua maioria envelhecida e mais necessitada de cuidados de saúde, razão pela qual este serviço é ainda mais determinante. “Com esta decisão do Parlamento, brevemente as pessoas de Santana vão poder sentir-se seguras, caso precisem de cuidados médicos urgentes durante a noite”, vinca a deputada.