A Cultura é, para o PS-Madeira, um ponto essencial para promover o desenvolvimento do concelho, uma vez que vem reforçar a competitividade da economia local, promover a coesão territorial e potenciar a criação de emprego.
A ideia foi dada por Paulo Cafôfo, líder socialista, após uma visita à Igreja Matriz de São Jorge, em Santana, inserida no roteiro ‘Fazer Diferente’, que incidiu sobre o papel da Cultura enquanto Herança e Futuro.
O presidente do Partido aproveitou a ocasião para salientar a importância de investir no setor da Cultura na região, destacando a sua riqueza patrimonial e artística. Segundo Paulo Cafôfo, é necessário criar novas experiências para que as pessoas venham conhecer estes monumentos, que marcam a história da região, contribuindo assim, para potenciar o turismo local.
No decorrer da visita guiada ao templo, Tânia Freitas, deputada do PS, lembrou, no entanto, que para concretizar esta estratégia a nível cultural e turístico, é preciso continuar a preservar a identidade cultural existente e transmiti-la às gerações futuras.
A deputada apontou ainda que, futuramente, será contruído perto da Igreja de São Jorge, o Museu do Barroco, uma obra que considera vir a acrescentar um enorme valor cultural ao concelho de Santana.