“A democracia só se completa quando há alternância democrática” que já aconteceu nas autarquias da região e “no Governo Regional amanhã também será”.
Fez, também, elogios ao regime democrático que permite a alternância- e a conquista autonómica. A adesão União Euroepia foi outra das conquistas possíveis graças a Abril.
Victor Freitas lembrou as comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo e alertou para o perigo da liberdade nas redes sociais. A Madeira tem, atualmente, cerca de 120 mil contas no facebook. É nele que se alimentam as notícias falsas, as calúnias e os discursos instigadores do ódio. Por isso enalteceu o papel dos jornalistas – novos capitães de Abril.
Victor Freitas ressalvou, também, que o 25 de abril permitiu a devolução de Portugal aos portugueses, dando aos madeirenses o direito de decidir o futuro, sem esquecer os emigrantes espalhados pelo mundo. A democracia só se completa quando há alternância democrática, que já aconteceu nas autarquias da Região e no Governo Regional amanhã também será.