Perante o secretário-geral do PS, António Costa, que deslocou à Madeira acompanhado de diversos membros do Secretariado Nacional do partido, Paulo Cafôfo apresentou um programa com medidas concretas, uma equipa competente e a vontade de fazer melhor e governar para as pessoas. O candidato a Presidente do Governo Regional foi claro: “O PS é a alternativa que a Madeira há tanto tempo espera. No dia 22 de setembro pedimos aos madeirenses e porto-santenses que nos deem a oportunidade de fazer melhor, de fazer o que ainda não foi feito, de levar a nossa Região para o patamar de desenvolvimento que merece”.
Garantir uma Autonomia com responsabilidade e de resultados, que defenda com firmeza, coesão e solidariedade os interesses das pessoas e resolva os problemas da Região com elevação e respeito é um compromisso do PS e de Paulo Cafôfo para o futuro Governo Regional. Nesse sentido, Paulo Cafôfo apresentou a António Costa três dossiês que considera de resolução premente para que a Autonomia seja garante do progresso da Madeira e do Porto Santo.
A necessidade de revisão da Lei de Finanças Regionais, ter uma linha ferry regular semanal todo o ano a ligar a Região a Lisboa e assegurar uma terceira companhia aérea na rota Funchal-Lisboa são medidas que necessitam de um compromisso por parte do Governo da República. Da parte de António Costa foi dada a garantia que a primeira reunião que tiver com Paulo Cafôfo como Presidente do Governo Regional será para discutir a Lei das Finanças Regionais e reforçou que o Governo vai continuar a trabalhar para criar condições no Porto de Lisboa para receber o ferry e captar uma terceira companhia aérea com ligação ao Funchal.
Paulo Cafôfo apontou as áreas-centrais do seu programa de Governo – Saúde, Emprego, Educação e Habitação – e a necessidade de fazer melhor nestes setores para responder, de vez e verdadeiramente, às necessidades das pessoas.
“Estou pronto para liderar um governo assumidamente diferente na forma de pensar a economia, que aposte na criação de oportunidades e na diversificação da economia, que aposte na inovação, na qualificação e na captação de investimento. Um governo que tenha no topo das suas prioridades a redução das desigualdades e a justiça social, garantindo igualdade de oportunidades a todos. É chegado o tempo de pôr fim a modelos gastos, que não têm em conta o desenvolvimento económico e social e que não estão adequados aos desafios atuais e futuros da Madeira. É chegado o momento dos madeirenses e porto-santenses confiarem no PS para liderança do Governo Regional”, defende Paulo Cafôfo.
Cidadania, abertura à sociedade civil, liberdade democrática, escrutínio, transparência, responsabilidade são os valores defendidos pela candidatura de Paulo Cafôfo às Eleições Regionais e reafirmados na rentrée em Machico. “A onda de mudança, que tomou forma em 2013, que foi reforçada em 2017, está a crescer a cada dia que passa. É algo que sinto no contacto diário com as pessoas e que ficou bem claro em Machico. Este é o início de um novo ciclo de desenvolvimento da Região, um ciclo de futuro, de otimismo e de energia. É possível fazer melhor e apenas o PS está preparado para responder às ambições e às necessidades dos madeirenses e porto-santenses e fazer progredir a Região na próxima década”, afirma Paulo Cafôfo.
A três semanas das Eleições Regionais, Paulo Cafôfo reafirma a sua candidatura como um projeto de cidadania e de aliança entre o PS e a sociedade civil e deixa a promessa: “Vamos continuar o que temos feito, uma campanha pela positiva, com elevação e respeito por todos os partidos e todos os candidatos. Estamos unidos e vamos concretizar o objetivo de iniciar um novo ciclo na Madeira”.