A vereadora do Partido Socialista na Câmara Municipal da Calheta levou, esta tarde, à reunião da autarquia, uma petição a reivindicar a melhoria do acesso no Caminho do Lombo do Doutor.
O documento, da autoria de Sofia Canha, subscrito por 29 residentes daquela localidade, decorre da necessidade de encontrar uma solução que permita resolver os constrangimentos que se verificam neste arruamento, decorrentes das más condições do piso e do espaço exíguo para a circulação.
Como refere a vereadora do PS, o caminho do Lombo do Doutor serve dezenas de residentes e munícipes do concelho da Calheta. No entanto, o facto de o seu traçado ser praticamente o original, com largura reduzida, diminui as condições de segurança e a fluidez da circulação automóvel mais intensa que se faz ali nos dois sentidos.
A socialista sustenta que as vias de comunicação automóvel são importantes para o acesso às
habitações e alojamentos turísticos, pelo que, “se queremos dar bons serviços aos munícipes e a quem nos visita, temos de garantir a qualidade dos mesmos”.
Como tal, através desta petição, os moradores solicitam que a autarquia proceda a uma intervenção neste arruamento, no segmento entre a estrada regional 222 e o Caminho da Central, melhorando o piso e alargando a via onde for possível, no sentido de facilitar a circulação em ambos os sentidos. Defendem igualmente uma alternativa de acesso às zonas mais altas, através da criação um novo traçado rodoviário com início nas proximidades da nova igreja do Atouguia até uma zona alta do Lombo do Doutor.