Garantir o acesso aos cuidados de saúde primários a todos os porto-santenses é uma das grandes apostas do programa eleitoral de Miguel Brito, candidato à presidência do município do Porto Santo.
O candidato do PS considera essencial a otimização dos recursos existentes e defende uma melhor articulação entre a autarquia e as entidades regionais de saúde para a criação de uma estratégia para a promoção de saúde no Porto Santo.
Miguel Brito considera que o município deve ter uma atuação proativa, com base numa estratégia local e social que seja interdisciplinar e que consiga dar uma resposta concertada, sobretudo ao nível da prevenção.
Para melhorar o atual sistema de saúde da ilha dourada, o candidato defende ser necessário o reforço dos cuidados de saúde primários – que recorda ser “um direito de todos” – apostando na atribuição de “cheques-saúde” e permitindo com que todas as pessoas recebam cuidados completos, de acordo com as suas necessidades de saúde, e não só para um conjunto de doenças específicas.
Dentro do leque de medidas definidas no eixo da Saúde, o candidato do PS pretende ainda atribuir cheques-dentista e promover educação para a saúde junto de crianças e jovens adultos.
“A saúde é um aspeto fundamental para garantir a qualidade de vida de todos os porto-santenses e, como tal, não pode ficar de fora do nosso projeto. Temos uma estratégia integrada para o desenvolvimento sustentável do Porto Santo para a qual todas as áreas contam, da saúde à educação, da mobilidade à reabilitação urbana. Só assim poderemos realmente ambicionar um futuro melhor para a nossa ilha”, conclui o candidato.