O candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal do Porto Moniz alertou, hoje, para o estado de degradação em que se encontra o Centro de Saúde do Seixal e para a perda de valências que, entretanto, foram transferidas dali para o concelho de São Vicente.
Em conferência de imprensa realizada esta tarde junto àquela unidade de saúde, Emanuel Câmara mostrou-se preocupado com o estado da infraestrutura, lembrando as promessas do Governo Regional de dar outra dignidade à população que diariamente precisa de cuidados de saúde, mas constatando que o problema continua por resolver. O também autarca do Porto Moniz considerou que o estado do edifício do centro de saúde “é lamentável e envergonha qualquer pessoa”, alertando que está na altura de o Executivo madeirense “passar à ação” e não se ficar apenas por palavras.
O candidato referiu, por outro lado, que havia muitos serviços que eram ali prestados à população, como a terapia da fala e a fisioterapia, que foram “esvaziadas” deste concelho para o município vizinho, em claro prejuízo da população local.
A um outro nível, Emanuel Câmara deu conta da necessidade de recuperação do bairro social do Seixal, promessa que foi assumida pelo Governo Regional, mas que, até hoje, continua por cumprir.
A implantação de um guincho no porto do Seixal, indo ao encontro das solicitações dos pescadores, foi outra das temáticas abordadas. O autarca socialista lembrou que, quando chegou à Câmara, resolveu um problema semelhante no porto do Porto Moniz e que tinha a intenção de encontrar igual solução para o porto do Seixal. Nesse sentido, solicitou uma reunião com a presidente da APRAM, que deveria ter acontecido já o ano passado, mas aquela responsável desmarcou-a, sem ter dado mais resposta. De acordo com Emanuel Câmara, havia a promessa de que em maio o equipamento estaria instalado e a funcionar, mas “estamos a chegar ao fim de agosto e a verdade é que a situação se mantém igual”.
Emanuel promete estacionamento para o Seixal e apoio à recuperação do salão paroquial
Por outro lado, para fazer face ao trânsito caótico que se faz sentir no acesso à praia do Seixal, Emanuel Câmara deu conta que a Câmara do Porto Moniz está neste momento em diálogo com vista à aquisição de um terreno para resolver o problema de estacionamento. Tal como adiantou, a criação de um estacionamento irá tornar a mobilidade muito mais eficaz no acesso à praia e irá permitir disciplinar o trânsito. A previsão é que a intervenção esteja concluída até ao próximo verão.
Por fim, o autarca disse que a edilidade já iniciou contactos com as entidades eclesiásticas (bispo do Funchal e o pároco local) no sentido de se disponibilizar para apoiar a recuperação do salão paroquial do Seixal. Emanuel Câmara está disposto à celebração de um protocolo que permita reabilitar o espaço que, na sua ótica, não oferece as condições necessárias. Tal como revelou, a infraestrutura é uma mais-valia para a freguesia, não só em termos de atividades religiosas, como de atividades culturais e recreativas, “porque tem um auditório excelente”, mas precisa de outras condições de segurança.