Na sua intervenção na Sessão Solene do Dia da Região, Paulo Cafôfo afirmou o compromisso do PS-Madeira em avançar com propostas concretas para melhorar a autonomia da Região. O presidente do partido desafiou o Governo Regional a baixar o IVA e o IRS para taxas mínimas, à semelhança do que os Açores adotaram a partir de 1 de julho.
Paulo Cafôfo defendeu que os madeirenses querem outra autonomia, que respeite a diferença de todos e as qualidades de cada um e não permita, por exemplo, assassinatos de caráter. Criar igualdade de oportunidades, uma Região melhor e mais inclusiva foram outras mensagens deixadas pelo líder socialista na sua intervenção.
Paulo Cafôfo sublinhou que o PS tem outra forma de fazer política, e deu o exemplo de as listas às autárquicas terem seis mulheres cabeça-de-lista, enquanto que o PSD não tem nenhuma, e questionou por que motivo o Governo Regional teme a fiscalização democrática, dando como exemplo o chumbo da proposta do PS-M para a criação de uma comissão para acompanhar a aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência.
“Precisamos de uma mudança estrutural para que nos próximos 45 anos se possa escrever uma outra história para a Madeira e para os porto-santenses”, rematou Paulo Cafôfo.