Esta reuniões tiverem como finalidade proceder ao levantamento dos problemas reais e mais prementes sentidos naquelas localidades.
Os autarcas das freguesias mais oeste, Ponta do Pargo e Fajã da Ovelha, reconheceram que sentem muito a situação periférica das suas freguesias. As acessibilidades deficitárias e más condições dificultam a circulação automóvel e desincentivam a ida de visitantes, quer da região quer do estrangeiro. A estrada regional ficou muito degradada aquando da realização dos trabalhos de construção do campo de golfe, que nunca viria a ser terminado mas que comprometeu a qualidade daquela via. Até agora ninguém assumiu a reparação exigida e desejada pelas populações apesar das promessas do Governo Regional.
Aquelas localidades padecem de falta elementos de atractividade turística e de empregos que permitam a fixação da população ativa. Os três presidentes são unânimes em assumir a falta de postos de trabalho como o problema mais grave.
Já os Prazeres, apesar das boas acessibilidades da panóplia de serviços que oferece, não apresenta condições suficientes para fixar os jovens que acabam por emigrar.
A deputada Sofia Canha dispôs-se a dar voz daquelas populações e numa atitude construtiva contribuir no quadro parlamentar para a melhoria das condições de vida das pessoas do concelho.