Na sua intervenção, o candidato do PS-M à presidência do Governo Regional deu conta estar certo que 2019 “será o ano em que o Partido Socialista vai ganhar a Madeira”, frisando que “quem vai ganhar a Madeira serão os madeirenses, serão os porto-santenses, porque bem merecem que tenhamos outra alternativa política e uma mudança na Região”.
“Essa mudança vai acontecer já a 22 de setembro de 2019. Vamos escrever mais um capítulo da história. Aqueles que serão os protagonistas serão vocês e, com a vossa colaboração, vamos conseguir mudar esta região”, afirmou Paulo Cafôfo, recebendo fortes aplausos.
Paulo Cafôfo sustentou também que a Madeira de hoje não é a Madeira desejada e apontou “desilusão” como a palavra que melhor qualifica o atual Governo Regional. “Esta desilusão aconteceu com esta renovação, porque falta um projeto político, faltam ideias, falta, acima de tudo, que haja um Governo que, em vez de trabalhar para um partido que é o PSD, trabalhe pelas pessoas, porque é para isso que foram eleitos». O candidato referiu-se também à alta taxa de desemprego, à mais alta taxa de analfabetismo, aos elevados valores de risco de pobreza, à lista de espera para cirurgias com cerca de 20 mil pessoas, frisando que «esta não é a Madeira que queremos». Apontou também que o Orçamento Regional para 2019 «é mais do mesmo, porque este PSD, que se intitulou de renovação, não soube adaptar-se aos nossos tempos, não sabe responder às dificuldades nem aos desafios da nossa Região».
“Queremos uma nova forma de governação que ponha as pessoas em primeiro lugar. Temos de agir, temos de provocar a mudança, temos de concretizar sonhos e temos, e estou certo, que vamos fazer a diferença”, afirmou o candidato socialista às Regionais. “Nós queremos uma Madeira diferente, em que as pessoas tenham uma voz ativa na resolução dos seus problemas. Queremos uma política de inclusão em que ninguém seja deixado para trás, em que aqueles que mais precisam não sejam abandonados à sua sorte. Queremos também uma política de desenvolvimento económico, numa economia diversificada, que crie emprego e fixe as pessoas, porque ninguém deve ser obrigado a emigrar da sua terra que tanto gosta», salientou, rematando que «juntos vamos vencer 2019. Juntos vamos vencer a Madeira»!
O presidente do PS-Madeira, Emanuel Câmara, deixou também um apelo à união de todos os militantes para que o partido faça história em 2019. Mostrando-se confiante na vitória nas Eleições Regionais, Emanuel Câmara lembrou que a 29 de setembro de 2013 o PSD perdeu o poder autárquico na Região e agora, “passados alguns anos, vão perder o poder regional e teremos Paulo Cafôfo como presidente do novo Governo da Região Autónoma da Madeira”.
Notando que as pessoas querem a mudança, o líder socialista disse contar com todos, porque todos são importantes para que tal aconteça. Emanuel Câmara não esqueceu também os emigrantes espalhados pelo mundo e que veem no PS uma perspetiva de melhor vida para o futuro, para voltarem à sua terra, enviando a todos uma grande saudação. Salientando que o PS está “a um passo da Quinta Vigia», o presidente do PS-M reforçou a convicção de que o partido será vencedor em 2019.
Intervieram também no Jantar de Natal o líder da Juventude Socialista-Madeira, Olavo Câmara, que se mostrou confiante em relação ao próximo ano, frisando que «os madeirenses irão dar uma grande vitória ao PS», e a presidente do Departamento Regional das Mulheres Socialistas, Mafalda Gonçalves, que disse ser “preciso fazer acontecer Abril na Madeira, porque a Madeira precisa e porque os madeirenses e os porto-santenses merecem”, sublinhando ser necessário “devolver aos madeirenses a esperança num futuro melhor”.