Os trabalhos começam, na manhã de sábado, pelas 9 horas, com acreditação dos delegados e votações para eleger a Comissão de Verificação de Poderes, a Mesa do Congresso, e a Comissão de Honra, sendo que a sessão de abertura está marcada para as 10h45 com as intervenções do presidente da Juventude Socialista da Madeira, Olavo Câmara, da presidente do Departamento Regional das Mulheres Socialistas, Mafalda Gonçalves, e do vice-presidente do PS-Açores e presidente do grupo parlamentar na Assembleia Legislativa Açoriana, André Bradford.
Pelas 11h30 será debatido o relatório de actividades dos órgãos cessantes, assim como as propostas de alterações estatutárias. Após o almoço, a reunião magna dos socialistas debate as moções de estratégia global, cuja votação está prevista para as 18 horas, e logo a seguir terá lugar a apresentação e debate das moções sectoriais, sendo que os trabalhos serão interrompidos no sábado pelas 20h30 e retomados no domingo às 9 horas com a afixação das listas e início das votações para os órgãos regionais do partido.
Ao meio dia serão proclamados os resultados dessa eleição e terá início a sessão de encerramento, que inclui a declaração da secretária-geral adjunta do Partido Socialista, Ana Catarina Mendes, e do novo presidente do PS-Madeira, Emanuel Câmara.
Refira-se que será apresentada uma proposta de alteração dos estatutos do PS-Madeira, cujos primeiros subscritores são Bruno Ferreira e Duarte Caldeira, ambos presidentes de Junta de Freguesias no Funchal. Serão também discutidas duas moções sectoriais, a primeira visa a apresentação de “Novas Propostas para a Educação”, cujo primeiro subscritor é o militante Mário Santos, a segunda moção intitulada ‘Afirmar o Futuro – Governar pelos Jovens’, é subscritora por Olavo Câmara, João Pedro Vieira e Marina Viveiros.
O presidente da Comissão Organizadora do Congresso Regional afirma que “este é um momento crucial na vida do PS-Madeira, todos nós somos fundamentais para o fortalecimento do Partido na Região, rumo às vitórias desejadas, onde se credibilize o PS, com políticas que coloquem em primeiro lugar as pessoas”.
O XVIII Congresso Regional do PS-Madeira constitui um marco importante para o reforço do PS na Região Autónoma da Madeira e a construção de um projecto verdadeiramente vencedor para os próximos actos eleitorais.