Segundo Vítor Freitas, o presidente do Governo Regional tem limitado a sua ação a promessas para o pós-2019, período que para o líder socialista «a Deus pertence», visto faltar ainda um ano de governação no qual o executivo deveria centrar a sua atenção.
O presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Legislativa da Madeira afirma ainda que Miguel Albuquerque não responde às promessas feitas durante a campanha. Dando como exemplo a área da Saúde, onde propostas como o cheque-cirurgia e a lista de espera online não foram implementadas e onde um grande número de utentes continua em lista de espera para cirurgia, Victor Freitas considera que o Governo está a faltar à verdade.
Durante as suas declarações, o líder parlamentar do PS-M deixa um conselho: «Senhor presidente do Governo, não pense em 2019. Pense agora em 2018 e cumpra com aquilo que se comprometeu para com os madeirenses […] Não há amanhã se não fizermos aquilo que tem de ser feito hoje. Os madeirenses e porto-santenses começam a ficar desesperados perante um governo que só pensa no futuro, esquecendo aquilo que se comprometeu de realizar no presente. E não há futuro para aqueles que não realizam aquilo que se comprometem no presente».