Refira-se que Odília Mendonça aceitou o desafio de ser cabeça de lista pelo PS-M sobretudo pela paixão que nutre pela sua terra e por acreditar que com uma equipa jovem, informada, unida, trabalhadora e consciente dos problemas existentes no concelho, juntos encontrarão soluções viáveis e, sobretudo, exequíveis. Trata-se de um território com potencialidades que necessitam de ser exploradas, a vários domínios, e com a colaboração e empenho de todos, valorizaremos as mais-valias que dispomos, de acordo com as especificidades de cada freguesia. A esperança num futuro melhor tem de prevalecer e cruzar os braços jamais constituirá uma forma de resolução de problemas.
Sobre a desertificação, desde a criação de um gabinete de apoio aos pequenos empresários, para acompanhar os projectos que possam criar emprego, bem como a captação de empresas ligadas às tecnologias, foram algumas das sugestões socialistas.
Neste programa e sobre Santana foram abordadas as seguintes áreas: economia e turismo, emprego, ordenamento do território, rede viária, situação financeira, saúde, social, cultura e desporto.
Para Santana, o programa do PS-Madeira – Valorizar Santana – assenta em quatro pilares: mais emprego, mais ajuda social, mais agricultura e mais turismo.