O candidato do PS à Câmara Municipal de Câmara de Lobos acredita que o concelho tem todas as condições para desenvolver o setor turístico fazendo deste um fator impulsionador da economia do concelho. Jacinto Serrão quer criar roteiros turísticos associados às tradições e costumes do concelho, conciliando os interesses do turismo com a cultura local.
“Há cada vez mais espaço para um turismo que, mais do que passar apenas nas ruas principais, gosta de conhecer mais pormenorizadamente os hábitos e costumes das pessoas, e o concelho tem inúmeras práticas tradicionais que podemos oferecer a quem nos visita”, diz Jacinto Serrão.
A proposta do candidato passa pelo desenvolvimento de roteiros que incluam experiências ligadas à pesca, à produção vitivinícola e à gastronomia. A sua concretização passa também pela criação de parcerias a nível local, com pequenas embarcações de pesca ou produtores de uvas e de vinhos, de forma a que estes roteiros ofereçam a possibilidade de as pessoas visitarem e conhecerem por dentro as práticas culturais de Câmara de Lobos.
“Queremos apostar no enoturismo e proporcionar, por exemplo, a possibilidade de conhecer uma pequena exploração vitícola ou aprender a fazer poncha. São exemplos simples que podemos proporcionar aos e às nossas visitantes que tiverem interesse em participar neste tipo de visitas e atividades”, explica o candidato.
Jacinto Serrão lembrou ainda outra proposta do seu programa eleitoral, a criação de cacifos de apoio à pesca. Além de melhorarem a vida dos pescadores, podem constituir uma atração turística para quem visita a Baía e que poderá, dessa forma, ter um contacto mais direto com as atividades de preparação da faina.
“A paisagem é importante e a nossa Baía é um grande atrativo, mas podemos valorizar o concelho promovendo um turismo cultural alicerçado nas nossas práticas tradicionais”, conclui o candidato que está focado em recuperar o orgulho das gentes de Câmara de Lobos.