Quero destacar uma notícia boa, uma notícia má e uma notícia que não queria que tivesse acontecido, pelo prejuízo e eventual aumento de dificuldades que provoca num dos sectores mais relevantes da nossa economia.
A notícia boa tem a ver com a garantia que a Região terá brevemente cabos submarinos que garantem capacidade para apostar na digitalização, reforçando a possibilidade de um processo de diversificação da economia da Madeira. O financiamento por parte do Estado deste investimento está assegurado e fez parte de uma das promessas da minha candidatura. Falta apenas garantir uma entidade regional para a sua gestão.
A notícia má tem a ver com as dificuldades sucessivas para o relançamento do turismo. A nossa Região tem uma fortíssima exposição a este sector e há imensas dificuldades que decorrem da crise pandémica que está a deixar muitas empresas e trabalhadores em grande ansiedade. Quando se pensava que o Reino Unido poderia liderar a recuperação da procura, surge novos contratempos. Esperemos que sejam saneados.
Finalmente, o que não gostaria que tivesse existido, e ainda por cima em cima da negociação das alterações ao Estatuto de Benefícios Fiscais para a Zona Franca: as notícias sobre intervenção do MP a propósito de eventuais irregularidades na concessão da SDM.