A transferência de verbas do Governo da República para a Região ao abrigo do acordo de financiamento do novo hospital foi um dos assuntos levados esta tarde pelo deputado socialista Miguel Iglésias à audição do ministro das Finanças, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para o próximo ano.
O parlamentar eleito pelo PS-Madeira à Assembleia da República deu conta que, além de um aumento de cerca de 20 milhões de euros de transferências para a Madeira em relação a 2022, a proposta de Orçamento do Estado para 2023 prevê a duplicação de verbas para a construção da nova unidade hospitalar, o que atesta que o Governo da República está a cumprir com as suas responsabilidades.
Na audição a Fernando Medina, Miguel Iglésias lamentou que, desde o momento em que teve conhecimento da proposta de Orçamento, o Governo Regional da Madeira venha, todos os dias, lançando “mentiras à população, afirmando que as transferências para o novo hospital não são suficientes pois não cumprem com o acordado”.
O deputado socialista aproveitou também para congratular o Governo pela retoma do grupo de trabalho tendente à criação de um Fundo de Recuperação de Créditos para os lesados do BANIF. Grupo que, aliás, já se reuniu em setembro e voltará a se reunir ainda este mês. Apesar de ainda faltarem vários passos para a sua conclusão, Miguel Iglésias sublinhou que o processo está no bom caminho e que o Executivo está a cumprir com a palavra dada pelo primeiro-ministro.
O parlamentar destacou também as projeções de outono da Comissão Europeia, que mostram que Portugal continuará com taxas de desemprego historicamente baixas, que continuará com um crescimento acima da média dos países da União e que continuará um caminho de redução da sua dívida pública.