A candidata do PS à presidência da Câmara Municipal de Santana quer garantir aos jovens as condições ideais para que possam viver com qualidade no concelho. Do programa de Tânia Freitas fazem parte medidas como apoio ao arrendamento e ajuda à entrada no mercado de trabalho com uma bolsa de estágio para recém-licenciados.
“A tendência de perda de população que se tem verificado em Santana nos últimos anos em muito se deve à falta de condições para que os mais jovens prossigam os seus estudos e possam depois trabalhar e viver na sua terra. É preciso contrariar este problema fazendo do nosso concelho um local atrativo para os mais novos criarem raízes e se fixarem”, afirma Tânia Freitas.
A habitação é uma das primeiras áreas de resposta fixada pela candidata do PS através da implementação de um programa de apoio às rendas de primeira habitação para jovens até aos 30 anos, com majoração por freguesia e da criação de uma bolsa de casas disponíveis para arrendamento que permita aos munícipes o acesso a uma oferta adequada às suas necessidades e rendimentos.
Para Tânia Freitas, “apoiar as pessoas a suportar aquela que é, na maioria das vezes, a fatia mais significativa do orçamento familiar é essencial para influenciar a escolha de um sítio onde viver”, levando-as a optar por Santana.
Outra das prioridades da candidatura para os jovens é o emprego qualificado, que acredita estar em falta no concelho. Numa aposta clara na ajuda ao ingresso no mercado de trabalho, o programa liderado por Tânia Freitas prevê a criação de uma bolsa de estágio, destinada a estudantes recém-licenciados do concelho, cujo propósito é criar uma ponte facilitadora entre estes e os empregadores com oportunidades disponíveis.
A esta medida junta-se ainda a dinamização de um evento anual dedicado ao empreendedorismo jovem, tendo como público-alvo os alunos dos diversos ciclos de ensino que pretendem dar os primeiros passos no mundo laboral com ideias que contribuam não só para o seu crescimento profissional como também para o desenvolvimento do tecido empresarial do concelho.
“Criar uma Santana para Todos é construir um concelho de oportunidades para todos os segmentos da população. Apoiar os mais jovens no presente é apostar naquela que será a população de Santana no futuro que, quanto mais satisfeita e realizada, mais irá contribuir para o seu desenvolvimento a partir de dentro. Queremos fazer deste um concelho de onde não é preciso sair para encontrar qualidade de vida e o qual faz parte das escolhas das famílias graças àquilo que tem para oferecer”, conclui.