Tânia Freitas quer criar uma Santana para todos e no seu entender isso passa por uma aposta na educação e formação continua da sua população. A candidata do PS à presidência da Câmara Municipal está por isso a construir um programa com medidas chave nesta área como a criação de um ATL e de programas de formação em contexto de trabalho.
“Qualquer investimento feito na educação é um investimento no futuro do concelho pois este é um dos principais pilares do desenvolvimento de qualquer individuo. O projeto que apresento para Santana procura começar por enfrentar os desafios na sua base por isso, vamos trabalhar no sentido de dar à população as melhores condições para aprender, quer na infância quer na vida adulta”, afirma a candidata.
As iniciativas propostas por Tânia Freitas incidem por isso nas crianças, com a criação de um espaço de ATL para crianças em idade do 1.º e 2.º ciclo, principalmente, que estando ou não em período de atividades escolares podem beneficiar de uma ocupação. “Aqui em Santana, os pais ainda passam por grandes dificuldades em encontrar um lugar para deixar os seus filhos, quando há interrupções letivas, dando como exemplo o carnaval, Páscoa e Natal.
Ainda assim, a sua aposta incide também nas restantes faixas etárias nas quais a candidata pretende apostar com programas que promovam, por exemplo, a literacia digital dos munícipes.
Ainda transversal a todas as idades é a proposta de dinamização da biblioteca municipal através de um roteiro itinerante pelas várias freguesias, que tem como objetivo levar os hábitos de leitura a todos os cantos do concelho e facilitar o contacto com os livros, de forma gratuita.
Por outro lado, a candidata do PS pretende fomentar a formação em contexto de trabalho, através da criação de programas on-job nas empresas do concelho. Este tipo de programa, desenvolvido no local de trabalho, funciona de forma adaptada à realidade de cada empresa e trabalhador, contribuindo para o seu desenvolvimento na profissão enquanto lhe dá ferramentas de valorização pessoal.
Para Tânia Freitas, “a aprendizagem ao longo da vida é uma mais valia para todos nós, e deve ser também uma missão da autarquia, enquanto aposta nas suas pessoas. Estas são algumas medidas que podem ter um impacto real na vida dos santanenses por terem utilidade no seu dia-a-dia. É também isso que queremos, contribuir para a melhoria da vida de cada um, de forma prática e concretizável.”