A deputada socialista Sofia Canha defendeu a vacinação prioritária de funcionários dos Centros de Dia, Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) e outras estruturas de apoio a pessoas com deficiência para que possam reabrir e voltar a acolher os utentes.
Segundo lembra a parlamentar socialista, estes organismos estão encerrados há cinco meses por decisão do Governo Regional, no entanto o prolongamento do fecho está a ter consequências tanto para as pessoas que habitualmente frequentavam estes serviços como para as suas famílias.
Sofia Canha afirmou que a falta de acompanhamento destas pessoas e o seu isolamento social trazem dificuldades acrescidas para as próprias, como o aumento de problemas do foro mental e emocional, mas também para os cuidadores informais cuja sobrecarga leva ao abandono das suas ocupações profissionais.
Nesse sentido, Sofia Canha acredita que, tal como os idosos, os funcionários das estruturas de apoio à deficiência, deveriam ter acesso à vacinação prioritária permitindo-lhes desempenhar as suas funções em segurança e assim responder às situações de maior gravidade que exigem um maior esforço para as famílias.