A Educação é uma das áreas prioritárias para a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal da Calheta. Sofia Canha pretende reforçar o apoio às famílias para que possam fazer face aos custos com a educação dos seus filhos, por entender que este setor constitui um dos principais vetores de desenvolvimento do concelho.
Neste âmbito, a candidata do PS e atual vereadora na autarquia calhetense propõe-se a criar um apoio ao pagamento da frequência das crianças na creche ou infantário. É também seu objetivo rever o programa de apoio aos jovens universitários, de modo a que as ajudas possam ser majoradas de acordo com o seu percurso de vida, em prol da sociedade. Para além disso, Sofia Canha quer ainda criar um programa de apoio aos jovens a frequentar formação profissional fora do concelho.
“Precisamos de ter uma população mais bem qualificada e, fruto disso, com mais oportunidades de emprego e melhores condições de vida. Isso só se consegue se começarmos pela base, com uma aposta clara na educação”, sublinha a candidata, considerando que o apoio às famílias pode constituir também um incentivo à fixação das pessoas e à criação de novas dinâmicas sociais e económicas na Calheta.
Por outro lado, Sofia Canha preconiza a implementação de projetos culturais no âmbito do património em parceria com a escola secundária, bem como a criação de incentivos à leitura, através da criação de novas dinâmicas sociais locais, tais como uma biblioteca itinerante e minibibliotecas nos estabelecimentos de restauração. A criação do Cartão do Voluntário, com diversas regalias associadas, é outra das propostas da candidata.