A candidata do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal da Calheta defende o alargamento do caminho do Lombo do Doutor, no troço acima da Estrada Regional 222, bem como a construção de um acesso alternativo à estrada regional, de modo a facilitar o acesso às habitações.
Esta é uma reivindicação de há largos anos da população ali residente à qual Sofia Canha se propõe dar resposta. “É incompreensível, nos dias de hoje, que se verifique aquela falta de condições numa via tão utilizada por residentes e turistas, que se deparam com grandes dificuldades em circular”, afirma a candidata, explicando que o caminho, que tem cerca de três metros de largura na maior parte da sua extensão, é utilizado em ambos os sentidos e não há zonas de inversão de marcha nem desvios que possibilitem a circulação de automóveis de forma fluída.
De acordo com Sofia Canha, esta situação tem afastado as pessoas, sendo que o acesso difícil não potencia os investimentos, nem por parte de quem quer residir, nem por parte de quem quer investir para fins turísticos. “Lamentavelmente, esta população tem ficado esquecida. Os investimentos na Calheta têm ficado à margem deste sítio, que já foi dos mais populosos da freguesia”, refere.
Assim, para além do alargamento do caminho do Lombo do Doutor, a candidata do PS entende que deveria ser construído um caminho alternativo que ligasse a Estrada Regional 222, junto à igreja do Atouguia, e o caminho existente, numa cota abaixo da ligação à central hidroelétrica. “Deste modo, haveria alternativa de circulação, possibilitando uma maior fluidez do trânsito, e seria potenciada a urbanização da área nas proximidades da igreja, criando uma nova centralidade”, conclui Sofia Canha.