O PS-Madeira considera que Governo Regional deve solicitar uma análise independente ao estado das florestas na Região, agindo de forma preventiva face ao risco de incêndios e não apenas numa estratégia de combate. Segundo a deputada Sílvia Silva, o estado das serras madeirenses e o fracasso visível das reflorestações têm atuado como rastilho para o aumento do risco de propagação dos incêndios rurais, questão que acredita ser do conhecimento do Governo Regional, “mas não admite”.
“A Região recusa encarar a essência do problema e descura que, numa paisagem altamente combustível, a facilidade de propagação é tremenda e o dia fatídico, por mais meios de combate que tenha, inevitavelmente chega”, constata Sílvia Silva, que acrescenta que “a Região se encontra demasiado focada numa estratégia de combate e tem descurado uma visão a longo prazo, assente em medidas preventivas”.
Para os socialistas, o Observatório Técnico Independente criado na sequência dos incêndios de 2017 em território continental para avaliar de forma independente os incêndios florestais e rurais no país é um exemplo do que pode ser feito na Região.
O Grupo Parlamentar do PS pede por isso ao Governo que “se concentre no muito que está ainda por fazer e, humildemente, solicite uma análise independente e o necessário apoio especializado para corrigir erros e afinar estratégias, de modo a diminuir a severidade dos incêndios que irão sempre ocorrer, mas que se podem minimizar”.